top of page
banner-noticias.jpg

Notícias

Central de Notícias

Acompanhe as atualizações e inovações da GS Inima Brasil.

ondas.png

Saneouro inaugura a ETE Parque da Lagoa em Ouro Preto

  • Foto do escritor: GS Inima Brasil
    GS Inima Brasil
  • 27 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de ago.

Um marco para o futuro de Ouro Preto: a Saneouro, concessionária do grupo GS Inima Brasil, entregou a Estação de Tratamento de Esgoto Parque da Lagoa, levando mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para a população.


Na última sexta-feira (22), Ouro Preto deu um salto histórico no saneamento básico. Foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque da Lagoa, no distrito de Cachoeira do Campo, beneficiando diretamente 2.280 moradores do bairro homônimo. A solenidade de inauguração reuniu autoridades municipais e líderes locais, reforçando a importância da nova estação para o futuro da cidade.


Um marco para o futuro de Ouro Preto: a Saneouro, concessionária do grupo GS Inima Brasil, entregou a Estação de Tratamento de Esgoto Parque da Lagoa
Superintendente da concessionária, Evaristo Bellini

 “Ouro Preto dá hoje um passo decisivo rumo ao saneamento pleno. Esta é a primeira de muitas estações que a Saneouro entregará, consolidando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população. Nosso legado será garantir tratamento de esgoto para todos os ouro-pretanos”, destacou o superintendente da concessionária, Evaristo Bellini.

Estrutura moderna e investimento sustentável

Com investimento de R$ 820 mil, a ETE Parque da Lagoa foi revitalizada e agora conta com tecnologia de ponta para tratar 4,2 litros de esgoto por segundo. O efluente tratado será lançado de forma segura em um afluente do córrego Holanda, contribuindo para a preservação da bacia do Rio das Velhas.


A estação utiliza processo de tratamento aeróbico, com lodos ativados e aeração prolongada, uma solução moderna e altamente eficiente no combate à poluição.

Avanço para toda a cidade

A inauguração da ETE Parque da Lagoa já traz números expressivos: o índice de esgoto tratado em Ouro Preto sobe de 0,67% para 2,69%. Além dela, o município conta com outra unidade em São Bartolomeu e já iniciou, em março, as obras da ETE Osso de Boi, que terá capacidade para tratar 100% do esgoto da sede até 2026.


Ouro Preto, que já foi pioneira no século 19 ao abrigar o primeiro sistema de tratamento de esgoto da América Latina, volta agora a escrever um novo capítulo nessa história. O avanço reforça o compromisso da GS Inima Brasil e da Saneouro com as metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê que, até 2033, pelo menos 90% da população brasileira seja atendida com coleta e tratamento de esgoto.

Mais saúde e qualidade de vida

O impacto da nova estação vai muito além do saneamento. O tratamento adequado do esgoto reduz doenças de veiculação hídrica, como cólera, hepatite A e leptospirose, além de proteger o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento social e econômico.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada real investido em saneamento representa uma economia de nove reais em saúde pública. Isso significa menos internações, mais qualidade de vida, valorização dos imóveis e até estímulo ao turismo sustentável.


Com a ETE Parque da Lagoa, Ouro Preto avança rumo a um futuro mais saudável, justo e sustentável. E este é apenas o começo da transformação que a GS Inima Brasil e a Saneouro estão construindo para a cidade.



banner-noticias-rodape.jpg
bottom of page