GS Inima Brasil reforça compromisso com a universalização do saneamento no Conexões 2025
- GS Inima Brasil
- há 1 dia
- 3 min de leitura
A primeira edição do Conexões Saneamento proporcionou a todos um momento ímpar de reflexão abrangente sobre o presente e o futuro do saneamento no Brasil. O evento, idealizado pela ABCON reuniu em Brasília/DF, no último dia 26, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de especialistas e líderes do mercado, que debateram as conquistas do setor nos primeiros cinco anos do Marco Legal do Saneamento.

Todos os cinco painéis trouxeram uma análise completa do panorama do setor no Brasil.
Entre os avanços e as conquistas foi notório o engajamento e a vontade de todos em proporcionalizar acesso ao saneamento e dirimir desigualdades históricas.
A GS Inima Brasil, representada pelo CEO da companhia Paulo Roberto de Oliveira, teve o privilégio de participar do painel - Os cinco anos do Marco Legal do Saneamento.
Para Paulo Roberto de Oliveira, CEO da GS Inima Brasil, há pontos de cuidado que devem ser observados à luz da expansão do setor. Segundo ele, o boom de investimentos encarece toda a cadeia. “Precisamos fazer ajustes no orçamento, principalmente no momento da execução”. A mão de obra qualificada na área de operação é outro ponto crítico que merece atenção. “Temos fornecedores bons, mas esbarramos na escassez de mão de obra para tantas operações”.
A GS Inima Brasil apresenta longa trajetória no setor, como controladora de uma das primeiras concessões privadas de saneamento do Brasil, em Ribeirão Preto, desde 1995. “Nossa atuação começou antes do marco regulatório e, ao longo dos anos, enfrentamos desafios e oportunidades, como a Lei 11.445, que impulsionou nossa expansão. Hoje, já observamos avanços importantes na qualidade das informações e na modelagem dos projetos, fatores que trazem mais segurança aos contratos e sustentam o crescimento da companhia.” Disse Paulo.
Compromisso com o futuro do saneamento
Já no encerramento do evento Conexões Saneamento, o ministro das Cidades, Jader Filho, em seu discurso destacou a importância do setor público e o setor privado de unirem os investimentos para que o Brasil alcance as metas de universalização previstas no Marco Legal do Saneamento.
Segundo ele, a participação do setor privado torna-se fundamental nos leilões que ocorrem e que beneficiam milhões de brasileiros. “Investir em saneamento é investir em resiliência climática. O saneamento é infraestrutura invisível com resultados visíveis. Não se trata de cooperação com o setor, mas de uma cooperação com uma causa nacional. O Brasil não pode mais esperar.”
O encerramento também trouxe outro potente posicionamento, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o encontro brindou a todos com o conhecimento de diversos temas de uma pauta universal e civilizatória.
“Saímos daqui hoje com a certeza de que o Marco foi um divisor de águas no nosso país, mas o caminho ainda é longo para chegarmos aonde queremos. O Supremo vai fazer o que estiver ao seu alcance para garantir segurança jurídica e acelerar a chegada do saneamento a cada casa brasileira. O acesso ao saneamento vai possibilitar uma transformação de vidas”, declarou o magistrado.
Com presença em diversas regiões do país, a GS Inima Brasil se consolida como agente estratégico na modernização do setor. “A participação no Conexões 2025 reforça, ainda mais, nosso compromisso em contribuir para que o Brasil alcance a universalização dos serviços dentro dos prazos previstos em lei, garantindo mais saúde, dignidade e qualidade de vida à população”. Finaliza Paulo Roberto de Oliveira.