Nova estação da GS Inima Samar irá atender mais de 100 mil moradores
- GS Inima Brasil
- 18 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.
A GS Inima Samar iniciou, nesta sexta-feira (18), a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA 4) de Araçatuba (SP).
Com investimento de R$ 34 milhões, a unidade será implantada às margens do Ribeirão Baguaçu e terá capacidade de captação de 2.000 m³/h — o equivalente a dois milhões de litros de água por hora. A nova estação substituirá as atuais ETA Baguaçu I e II, que abastecem cerca de 100 mil pessoas, metade da população do município.

A ETA 4 utilizará o sistema de tratamento convencional e contará com quatro módulos independentes, cada um com capacidade de 500 m³/h. A estrutura será composta por filtros, floculadores mecanizados, decantadores, laboratório de análise da qualidade da água e um sistema de desaguamento de lodo. Toda a operação será automatizada, garantindo mais eficiência energética e menor perda de água tratada.
Além da infraestrutura técnica, a estação terá um auditório para ações de educação ambiental e programas de visitação, com acessibilidade garantida. A unidade também contará com uma geradora de hipoclorito produzida a partir de sal marinho, substituindo o gás cloro no tratamento — medida que reduz riscos operacionais e já é adotada na ETA Tietê.
A obra deve durar até dois anos e poderá gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos na cidade.
Sistema mais robusto
Com o início das operações da nova estação, as ETAs Baguaçu I e II serão mantidas como unidades de backup. “Estamos priorizando a implantação de redundâncias no sistema de abastecimento. Isso tornará a operação mais robusta e reduzirá o risco de desabastecimento. Em caso de eventualidades, teremos um segundo sistema pronto para garantir água nas torneiras da população”, explica o diretor técnico da GS Inima Samar, Rondinaldo de Lima.
Somos a GS Inima Brasil
Presente no Brasil desde 1995, a GS Inima Brasil é uma das principais empresas privadas de saneamento do país e pioneira no modelo de concessões públicas. Subsidiária da multinacional GS Inima Environment — controlada pelo grupo sul-coreano GS E&C —, a companhia atua em diversos estados com foco em soluções completas para tratamento e reuso de água, esgoto e gestão de utilidades industriais.
Com três unidades de negócios — Concessões, Industrial e Serviços —, a GS Inima Brasil atende mais de 1,9 milhão de pessoas e opera sistemas com capacidade de tratamento superior a 2.000 litros por segundo. Entre seus projetos de destaque estão a parceria com a Sabesp na SESAMM (Mogi Mirim), a construção da ETE de Campos do Jordão e a operação de sistemas de esgotamento sanitário em Maceió (AL). A empresa também lidera iniciativas de inovação, como o uso de energia solar e o aproveitamento de biogás em suas operações.
Com a construção da ETA 4, a GS Inima reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua — promovendo acesso à água tratada, segurança hídrica e responsabilidade ambiental.