top of page
close-up-de-homem-aponta-dedo-sobre-tablete-digital.jpg

Notícias

Central de Notícias

Acompanhe as atualizações e inovações da GS Inima Brasil.

ondas.png

GS Inima Brasil conquista Selo Prata do GHG Protocol e avança na agenda climática

  • Foto do escritor: GS Inima Brasil
    GS Inima Brasil
  • 21 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Companhia publica pela primeira vez seu inventário de emissões de gases de efeito estufa e reforça compromisso com a transição energética e economia de baixo carbono. A GS Inima Brasil deu um passo importante em sua trajetória rumo à sustentabilidade ao conquistar o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, certificação que reconhece a transparência e o compromisso da companhia na gestão das emissões de gases de efeito estufa (GEE).


GS Inima Brasil conquista o Selo Prata do Programa GHG Protocol

O reconhecimento marca a primeira publicação do inventário de emissões da companhia, que agora integra oficialmente a principal plataforma de registro e monitoramento de GEE no país. A conquista reflete o fortalecimento da estratégia climática da GS Inima Brasil, baseada em ações de adaptação, mitigação de riscos e identificação de oportunidades em um cenário de economia de baixo carbono. A companhia tem investido em programas que promovem a economia circular e a transição energética, como o Destino Certo e o Renovar.


Segundo o inventário divulgado, em 2023 a companhia registrou a emissão de 40.974 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e) em suas operações e escritórios administrativos. Desse total, 37.889 toneladas são referentes ao Escopo 1 (emissões diretas), principalmente relacionadas ao processo de tratamento de efluentes, que responde por cerca de 90% dessas emissões. Já o Escopo 2, que abrange as emissões indiretas associadas ao consumo de energia elétrica, somou 3.085 toneladas de CO₂e.


Entre os destaques das ações em curso está o aproveitamento do biogás gerado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ribeirão Preto para a geração de energia. A unidade é operada pela GS Inima Ambient, que se consolida como pioneira no setor de saneamento ao investir na valorização energética de resíduos.


Além disso, a companhia vem ampliando o uso de energia fotovoltaica em suas operações. Ao todo, estão sendo implantados cerca de 3 mil kWp em unidades da GS Inima Ambient, GS Inima Samar, Sesamm e Triunfo. A migração de várias unidades para o mercado livre de energia, com garantia de origem renovável, também deve contribuir para uma redução significativa das emissões de Escopo 2 já em 2024.


O inventário publicado nesta primeira fase contempla os Escopos 1 e 2. A inclusão do Escopo 3, que envolve as emissões indiretas provenientes da cadeia de valor da companhia, está prevista para o próximo ciclo, conforme avança o processo de coleta e estruturação dessas informações.


Com a certificação, a GS Inima Brasil reafirma sua atuação proativa frente às mudanças climáticas, buscando agregar valor às suas operações e contribuir para um futuro mais responsável e sustentável.


Clique aqui para acessar o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE).

oficial-exercito-examina-o-sistema-de-reconhecimento-em-um-mapa-mundo.jpg
bottom of page