top of page
close-up-de-homem-aponta-dedo-sobre-tablete-digital.jpg

Notícias

Central de Notícias

Acompanhe as atualizações e inovações da GS Inima Brasil.

ondas.png

GS Inima Brasil conquista o Selo Ouro do GHG Protocol com Inventário de Emissões 2024

  • Foto do escritor: GS Inima Brasil
    GS Inima Brasil
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura

A GS Inima Brasil conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, o mais alto nível de reconhecimento na gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O prêmio veio com a publicação oficial do Inventário de Emissões 2024, que reforça o compromisso da companhia com a transparência e a gestão climática responsável.


GS Inima Brasil conquista o Selo Ouro do GHG Protocol com Inventário de Emissões 2024
Companhia totaliza 56.147 toneladas de CO₂ equivalente e amplia a rastreabilidade com inclusão inédita das emissões da cadeia de valor.

Com emissão total de 56.147 toneladas de CO₂ equivalente, o documento foi elaborado segundo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol e passou por verificação externa independente, realizada pela ABNT. A iniciativa está diretamente alinhada às melhores práticas do setor e integra a estratégia climática da companhia, que visa a transição para uma economia de baixo carbono.


Emissões sob controle de ponta a ponta

Segundo o inventário, as emissões diretas (Escopo 1) representaram 59% do total e abrangem principalmente a liberação de metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) pelos processos biológicos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), além do uso de combustíveis, mudança do uso do solo e emissões fugitivas de gases de refrigeração.


Já as emissões indiretas de energia (Escopo 2), associadas ao consumo de eletricidade, representam 7% do total, considerando a abordagem de escolha de compra. A redução de 9% nas emissões indiretas de energia em comparação à rede elétrica nacional (abordagem de localização) foi alcançada por meio da migração de unidades para o mercado livre com energia renovável, uso de certificados I-REC e iniciativas de autoprodução com fontes solares e biogás.


O grupo fortaleceu sua estratégia de transição energética com o investimento em energia solar por meio de usinas próprias (GS Inima Ambient, GS Inima Samar, Sesamm e Triunfo) e foi pioneiro no uso de biogás gerado na ETE Ribeirão Preto pela GS Inima Ambient.


O destaque deste ano foi a inclusão inédita das emissões de Escopo 3, que contabilizam os impactos indiretos da cadeia de valor. Com 18.750 toneladas de CO₂ equivalente, esse escopo representou 34% das emissões totais da companhia, envolvendo categorias como aquisição de bens e serviços (produtos químicos, materiais de construção, tubos e conexões), transporte e distribuição downstream, destinação de resíduos e viagens corporativas.


A contabilização seguiu metodologias setoriais e fatores de emissão atualizados, além de passar por verificação externa, reforçando o compromisso da GS Inima Brasil com a rastreabilidade e a transparência em toda a sua cadeia de valor.


Compromisso climático com visão de futuro

A GS Inima Brasil adota uma estratégia climática baseada em dois pilares: adaptação e mitigação. A partir deste ano, a companhia está priorizando o avanço de seu plano de descarbonização e a realização de estudos sobre riscos climáticos em suas operações.


Além disso, programas corporativos como o Destino Certo, voltado à gestão de resíduos e à economia circular, e o Renovar, focado em eficiência energética e fontes limpas, refletem o alinhamento da companhia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13, que trata da ação contra a mudança climática.


Com a conquista do Selo Ouro e a ampliação da cobertura de seu inventário, a GS Inima Brasil se posiciona como referência em gestão climática no país.


Clique aqui para acessar o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE).

oficial-exercito-examina-o-sistema-de-reconhecimento-em-um-mapa-mundo.jpg
bottom of page