Do Descarte à Esperança: A Jornada da Sanama pelo Lixo Zero
- GS Inima Brasil
- 28 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Transformar resíduos em oportunidades e impacto positivo: foi com essa visão que, ao longo de 2020, a Sanama deu passos firmes rumo ao Lixo Zero.
Com foco em práticas sustentáveis e inovação social, a companhia encerrou inúmeros ciclos de vida de resíduos, firmando parcerias estratégicas e fortalecendo seu capital social em Maceió.

O objetivo? Sempre pelas rotas mais conscientes: reutilização, reciclagem e compostagem, em vez da destinação final a aterros sanitários.
Esse compromisso vai além do discurso e se reflete nos números: em comparação com 2019, a Sanama reduziu em 52% a geração de lixo comum (resíduos mistos enviados ao aterro regional).
A atuação da empresa envolve frentes diversas: parcerias com cooperativas regionais para coleta seletiva, reutilização de madeira na Fábrica da Esperança (SERIS), e reciclagem de entulho nas obras de rede, por meio da Usina de Reciclagem do Aterro Municipal de Maceió.
Mais recentemente, uma nova aliança fortaleceu ainda mais essa rede sustentável: a união com a CSA Oasis, comunidade agroecológica local, que já recebeu 18m³ de podas da ETE Benedito Bentes — suficientes para três meses de cobertura vegetal em seus canteiros produtivos.

“Assim como nas parcerias anteriores, a cooperação com a CSA Oasis é plenamente simbiótica. Enquanto a CSA reduz o tempo dedicado à extração e poda de mata nativa, ganhando em proteção do solo e retenção de umidade nos canteiros, a Sanama reduz seus custos com a disposição final e colabora com o aumento da vida útil dos aterros regionais, promovendo destinações mais sustentáveis e fomentando renda na região onde atua”, afirma Fellipe Eduardo Soares, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Sanama e idealizador do projeto.

Para 2021, a empresa projeta avanços ainda mais robustos: ampliar em pelo menos 15% sua taxa de desvio de resíduos para o Lixo Zero e implantar composteiras domésticas para tratar organicamente o resíduo gerado, utilizando o adubo e fertilizante no Viveiro de Mudas da própria ETE.
Além disso, segue com ações sustentáveis como a substituição de copos plásticos por reutilizáveis, o veto aos descartáveis de uso único e a troca de papel-toalha por secadores.
Como parte do grupo GS Inima Brasil, referência em soluções ambientais e gestão de recursos hídricos, a Sanama fortalece seu compromisso com a sustentabilidade e inovação. Esse respaldo institucional amplia o alcance e a qualidade de seus projetos, alinhando suas práticas locais a uma visão global de preservação ambiental e responsabilidade social.