Compromisso com a excelência: GS Inima Samar eleva o padrão em tratamento de água no Brasil
- GS Inima Brasil
- 11 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
A GS Inima Samar avançou mais um passo rumo à excelência ao obter certificações internacionais em gestão e qualidade. O reconhecimento destaca o compromisso da empresa com inovação, sustentabilidade e padrões globais no setor de saneamento.

Em dezembro, a Estação de Tratamento ETA Tietê passou por um rigoroso processo de auditoria do SGI – Sistema de Gestão Integrada – e obteve a certificação com zero não conformidades nas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.
A ISO 9001 é voltada à gestão da qualidade; a ISO 14001, à gestão ambiental com foco em práticas sustentáveis; e a ISO 45001 estabelece diretrizes para a saúde e segurança no trabalho. A conquista demonstra o compromisso da empresa com a melhoria contínua, o meio ambiente e o bem-estar dos colaboradores.
O processo foi conduzido pela equipe de QSMSE, em parceria com o escritório de auditoria externa Bureau Veritas, e tornou a GS Inima Samar a primeira concessão do grupo a certificar uma estação de tratamento de água.
Segundo Renato César A. da Silva, coordenador das áreas de QSMS, a unidade alcançou 100% de conformidade, resultado do trabalho conjunto da equipe no cumprimento de diversos requisitos regulatórios, legais e normativos aplicáveis ao negócio.
“A certificação fortalece a cultura organizacional e reforça nosso compromisso com a qualidade dos produtos e serviços, garantindo um ambiente seguro e sustentável. Por meio da gestão de boas práticas, promovemos a melhoria contínua e a satisfação dos nossos clientes”, afirma Renato.
Essa conquista também se alinha à estratégia de negócios do Grupo, que busca reduzir riscos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores e das comunidades vizinhas.
A certificação contribui para o desempenho operacional, evita desperdícios e atende às exigências crescentes de um mercado cada vez mais atento a práticas responsáveis.
Com o desafio superado, a GS Inima Samar prepara-se para expandir o SGI para as demais unidades da concessão.
“Além de todos os ganhos internos — como o domínio dos nossos processos, métodos e técnicas —, o SGI nos permite retroalimentar informações e melhorar a eficiência operacional. Ele une a busca por qualidade à saúde e segurança no trabalho, ao cuidado com o meio ambiente e à responsabilidade social”, destaca Rondinaldo de Lima, Diretor Técnico da GS Inima Samar.
O processo
A implantação do Sistema de Gestão Integrada iniciou-se no Complexo Produtor Tietê, que garantiu a certificação nas normas de Qualidade (ISO 9001), Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001) e Meio Ambiente (ISO 14001).
A auditoria envolveu áreas estratégicas como operação, eletromecânica, gestão de pessoas, suprimentos e setor comercial. O processo incluiu entrevistas com colaboradores, análise de planos de trabalho, acompanhamento da produção, avaliação de infraestrutura e verificação de documentos e registros.
Sobre a GS Inima Brasil
A GS Inima Brasil é uma das principais referências em soluções de gestão do ciclo da água no país, atuando de forma abrangente no desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e reúso.