GS Inima Industrial JECEABA

Controlada pela GS Inima Industrial desde outubro de 2019 em sociedade com a COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais,  a GS Inima Industrial é a empresa responsável pela definição de tecnologia, projeto, construção, montagem, operação e manutenção dos sistemas de água, efluentes, gestão de resíduos e distribuição interna de energia elétrica da usina siderúrgica da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil – VSB, em Jeceaba, no Estado de Minas Gerais.


A maior operação terceirizada de utilidades industriais no Brasil, a GS Inima Industrial é a primeira a reunir prestação de serviços de operação e manutenção nas áreas de captação, tratamento de água, recirculação e tratamento de efluentes, rebaixamento e distribuição de energia elétrica, além de fazer a gestão de resíduos gerados na Usina da Vallourec, com processos certificados pelas ISOs 9001: 2015, 14001:2018 e OSHAS 18001:2017.

Uma das mais modernas siderúrgicas do mundo, a Vallourec tem capacidade de produção de 600 mil toneladas de tubos sem costura, destinados principalmente ao segmento de óleo e gás. A empresa em aproximadamente 5 mil funcionários diretos e indiretos.

A GS Inima Industrial Jeceaba faz a gestão do sistema de captação de água no Rio Camapuã, e tem capacidade para tratar 950 m³/h de água industrial e desmineralizada. Produz 50 m³/h de água potável para o abastecimento humano e ainda 75 m3/h de efluentes industriais. Os serviços incluem também a operação e manutenção da rede de esgoto, que tem quase 14 km de tubulação e de sete Estações Elevatórias. Pelo sistema circulam 24 mil m3 de água por hora, sendo que 97% são água de reuso reaproveitada na produção de aço. Na área de resíduos sólidos, a operação faz a gestão de cerca de 653 mil toneladas/ano gerados pela Usina da Vallourec e distribui 695 mil mwh de energia elétrica por ano.