Concessionária de Tratamento de Água e Esgoto

 

 

A SANEOURO é um consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil, MIP e EPC que desde 2020 é responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade histórica mineira de Ouro Preto, reconhecida como patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

Atualmente com 74 mil habitantes, distribuídos por 12 distritos além da sede, a concessionária tem a missão de reestruturar os sistemas de saneamento básico, já que o município conta com um dos mais antigos sistemas de água e esgoto do Brasil, criado em 1890, e por isso sujeito a desgastes.

 

Além  da universalização dos serviços que atendem hoje 88% dos moradores com água potável, coleta o esgoto de 67%, e trata apenas 0,7% dos esgotos domésticos gerados, outro ponto importante é o de sanar o problema da intermitência que são agravados pela ausência de medição de consumo de água da população e redução do volume de perdas que hoje é estimado em 50%.

 

Contrato de Concessão

Através do contrato que concede os serviços de água e esgoto, fica estabelecida entre a concessionária e o município de Ouro Preto os principais itens de melhoria destacados abaixo:

  • Investimentos de R$ 160 milhões em obras de infraestrutura na área do saneamento
  • Universalização dos serviços de água em 5 anos;
  • Redução do volume de perdas de água para 30%;
  • Ampliação da coleta de esgoto para 90% em 15 anos e tratamento de todo o esgoto coletado em 60 meses;
  • Hidrometração das residências.

 

Acesse o site da concessionária: www.saneouro.com.br