Soluções Ambientais de Araçatuba S.A.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Concessionária responsável pelos serviços públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da cidade de Araçatuba (SP), a SAMAR atende a uma população de aproximadamente 200 mil habitantes.

 

Operando três Estações de Tratamento de Água, com produção em média de 1,9 bilhão de litros  por mês, a SAMAR foi a primeira cidade não ribeirinha a captar, tratar e distribuir água do rio Tietê para o abastecimento público.

 

Os investimentos são realizados visando ampliar e aprimorar os serviços prestados à população, como a construção de 41 km de redes de distribuição de água e 42 km de redes coletoras de esgoto, além das obras de controle de perdas de água, operação e manutenção em bombas e estações de tratamento  entre outros.

 

A SAMAR trata 100% do esgoto que é coletado na cidade, através de uma estação de tratamento com sistema de lodos ativados retirando 95% da carga orgânica presente no esgoto. Uma pequena parcela é tratada através de lagoas de estabilização, o que garante aos munícipes saúde e qualidade de vida.  

 

 

 

 

CONCIENTIZAÇÃO E PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

 

A SAMAR desenvolve ações junto à comunidade com o propósito de conscientização da população no que diz respeito à água e ao meio ambiente. Através do Amigos do Meio Ambiente, um viveiro permanente de plantio de mudas, a empresa refloresta áreas na cidade envolvendo a comunidade nas ações que buscam melhorar a qualidade de vida. A Empresa também fornece recipientes para coleta de óleo usado dando o destino correto.

 

Realizado anualmente, o Concurso de Desenho SAMAR, tem o objetivo de incentivar e valorizar a construção pedagógica no cotidiano escolar. O concurso recebe desenhos de alunos com idades entre seis a dez anos e os temas são a respeito de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Os melhores trabalhos são premiados pela SAMAR.