Aquapolo

 

O maior empreendimento para a produção de água de reuso industrial na América do Sul e o quinto maior do planeta, o Aquapolo é resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O Aquapolo fornece por contrato 650 litros/segundo de água de reuso para o Polo Petroquímico da Região do ABC Paulista. Isso equivale ao abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.

 

Projeto moderno e sustentável, o Aquapolo tem capacidade de produzir 1.000 litros/segundo de água de reuso, utilizando os mais avançados e complexos processos tecnológicos existentes. A cada litro de água produzida em suas instalações, outro litro de água potável é economizado.

Altamente automatizado, o trabalho do Aquapolo começa ainda nas Estações Elevatórias da Sabesp, que bombeiam o esgoto até a ETE do ABC. Sensores instalados nas elevatórias determinam o nível de toxidade da carga que chegará à ETE no curto prazo. Após o processo de tratamento, a vazão que seria destinada ao Córrego dos Meninos (curso d’água para onde é enviada a água após o tratamento na ETE) seria de 2.000 litros/segundo, mas o Aquapolo desvia 650 litros/segundo para a sua operação.

 

Os parâmetros e qualidade da água que devem ser alcançados ao final de todo o processo foram determinadas pelo próprio Polo Petroquímico, que a utiliza para alimentar torres de resfriamento e caldeiras, entre outros usos. Para condução e distribuição da água produzida, foi construída uma adutora de 17km, que sai de São Paulo, passa pelos municípios de São Caetano do Sul e Santo André, até chegar a uma torre de distribuição em Capuava, Mauá, onde fica o Polo. A partir dela, uma rede de distribuição de 3,6 km entrega a água para cada um dos clientes. A adutora foi projetada para permitir derivações, viabilizando o atendimento de possíveis clientes ao longo de seu percurso.

 

Informações técnicas

Área construída: 15 mil m²

Capacidade de armazenamento de água: 70 mil litros

Capacidade de produção: 1.000 litros de água de reuso por segundo

Economia de água potável: 2,58 bilhões de litros por mês

Rede de distribuição: 3,6 km

 

    Galeria de Fotos