Serviços Ambientais de Ribeirão Preto S.A.

 

 

Concessionária responsável pelos serviços públicos de tratamento e destino final dos esgotos sanitários da cidade de Ribeirão Preto, que atualmente conta com aproximadamente 650.000 habitantes. Além da construção e operação de duas estações de tratamento de esgotos, seus investimentos, que atingem 170 milhões, incluem a construção de 72 km de redes interceptoras de esgoto e duas estações elevatórias.


A estação de tratamento de esgotos (ETE) Ribeirão Preto, responde a 86% do esgoto tratado da cidade, possuindo tecnologia de lodos ativados com aeração por difusores de membrana e sistema de digestão aeróbica de lodos de alta carga, obtendo eficiência de 96% na remoção da matéria orgânica.


Em 2011, a ETE Ribeirão Preto foi a primeira a implantar o sistema de geração de energia elétrica no país a partir do biogás produzido no processo de tratamento. Assim são gerados cerca de 15.000 kw/h por dia, o que possibilita à ETE uma (autossuficiência/suficiência) energética da ordem de 60%.


A estação de tratamento de esgotos (ETE) Caiçara responde pelo tratamento dos demais 14% do esgoto tratado da cidade e possui uma tecnologia de lodos ativados com aeração prolongada, obtendo uma eficiência de 96% na remoção da matéria orgânica.

 

Ribeirão Preto foi a primeira cidade com mais de 500 mil habitantes a atingir a marca de 98% do esgoto tratado, hoje são 130.000.000 de litros de esgoto tratado por dia, refletindo qualidade de vida para a população, menos gastos com a saúde pública e preservação do meio ambiente.

 

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO E PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

 

O programa de educação socioambiental tem por objetivo trabalhar questões de conscientização a estudantes das redes públicas e privadas do município. Criado em 2005, o projeto permite aos alunos conhecer o tratamento de esgoto e os benefícios proporcionados à cidade, assim como outras questões ambientais são abordadas. Através de visitas semanais e monitoradas, já foram atendidos mais de 70 mil alunos.