Energia renovável para operação de E.T.E é destaque no congresso da ABES 2019

No painel sobre Energias Alternativas na Área do Saneamento, do Congresso da ABES, que aconteceu em Natal (RN), o engenheiro e diretor de Operações da GS Inima Brasil, Carlos Roberto Ferreira, apresentou a usina de energia solar instalada pela Sesamm - Serviços de Saneamento de Mogi Mirim para gerar energia que vai complementar o consumo da Estação de Tratamento de Esgoto do município paulista. A Sesamm é a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia renovável para uso na operação de uma ETE.

 

O sistema de captação de energia do sol por meio de placas fotovoltaicas será inaugurado em julho, quando começará a gerar 606 MWh por ano, garantindo 35% da energia elétrica necessária para o tratamento de esgoto da estação. A instalação da usina de energia renovável na ETE de Mogi Mirim, que trata 150 litros de efluentes domésticos por segundo, faz parte do plano de melhoria da eficiência e da sustentabilidade dos sistemas operados pela GS Inima Brasil.

“O futuro de setor é agora e está nas fontes alternativas de energia”, disse Carlos Roberto Ferreira à platéia formada por profissionais do setor de saneamento, reunidos na capital do Rio Grande do Norte.

 

 

    Galeria de Fotos