O grupo GS Inima Brasil realiza diversos programas voltados a preservação do meio ambiente e recursos hídricos

O grupo GS Inima Brasil atua no país desde 1995 realizando negócios voltados para a área do saneamento e investindo em projetos e ações de cunho socioambiental. Seu portfólio vai além da concepção, construção, operação e manutenção de plantas voltadas ao tratamento de água potável e esgotamento sanitário. O grupo, através de suas concessionárias, mantém diversos programas e projetos de educação socioambientais nos municípios onde atua, investe na recuperação de matas ciliares, colabora com o plantio de árvores, minimiza o impacto ambiental de suas operações com a produção de energia limpa através do biogás em  Ribeirão Preto e do sistema fotovoltaico ainda em implantação na cidade de Mogi Mirim  e utilização de água de reuso em parte de suas concessionárias. 

Essas atitudes e ações fomentam o uso sustentável dos recursos naturais, preservam o meio ambiente e integram os cidadãos, gerando ainda mais valor nos locais onde atua.

 

Programas e projetos socioambientais

O “Herdeiros do Futuro” é um programa socioambiental realizado desde 2005 pela Ambient (Serviços Ambientais de Ribeirão Preto) que aborda temas que levam a reflexão sobre o futuro do planeta. O programa já atendeu cerca de 85 mil alunos de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto que aprenderam sobre economia de água, importância do Aquífero Guarani, tratamento de esgoto, coleta seletiva e reciclagem, poluição, sustentabilidade e dicas de preservação do meio ambiente. Os assuntos são apresentados através de uma peça teatral que utiliza o apelo cênico, a criatividade, a diversão e a interação com os personagens do espetáculo como métodos de aprendizagem. Os discentes também conhecem o passo-a-passo do processo de tratamento de esgoto através de vista monitorada à estação da Ambient.

 

Na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP), outros projetos socioambientais desenvolvidos pela COMASA (Companhias Águas de Santa Rita) ganham vida, como o “Guardiões do Meio Ambiente” e o “Eco Óleo”. O primeiro conta com um álbum de figurinhas temático com alertas importantes que incentivam o uso consciente dos recursos hídricos, valoriza os serviços de saneamento, sensibiliza a comunidade na prevenção de doenças e na gestão responsável dos resíduos sólidos. O segundo trabalha na conscientização sobre o descarte correto do óleo de fritura residual e gorduras vegetais, criando pontos de coleta distribuídos em escolas, comércios e instituições públicas.

 

Recuperação de matas ciliares e plantio de árvores

A Ambient realiza a recuperação de matas ciliares às margens dos córregos e rios que cortam Ribeirão Preto. Nos últimos anos, foram plantadas aproximadamente 40 mil mudas nativas que reforçaram o corredor verde nas áreas degradadas do município. A SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim) realizou o plantio de mudas de eucalipto e 2.550 mil árvores nativas nas áreas no entorno da concessionária e em toda a área livre da ETE-Mogi Mirim. No cultivo das mudas, a SESAMM utiliza um sistema de reuso para a irrigação destas áreas, reduzindo a extração de água subterrânea.

 

Energia sustentável

A geração de energia de forma limpa e sustentável é a agenda atual de maior relevância frente aos desafios mundiais de combate às mudanças do clima, que tem exigido de estados, empresas e sociedade ações de redução de impactos ambientais e transição para uma economia de baixo carbono. O Grupo GS Inima Brasil investe de forma pioneira para atender a demanda energética interna.

 

A Ambient é a primeira concessionária de serviços de saneamento do país a implantar, em alta escala de produção, um sistema de geração de energia elétrica por meio do biogás. O processo é realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão Preto, onde são produzidos cerca de 8.000 nm³ por dia de biogás.
O projeto é duplamente ecológico porque destina o biogás para queima como combustível nos motores. Isso evita a emissão direta na atmosfera, minimizando a emissão de gases que provocam o efeito estufa. Trata-se de uma fonte de energia renovável, limpa e responsável. 

 

A SESAMM implantou a primeira usina do Brasil de geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas para consumo operacional.

Foram instalados módulos nos telhados dos prédios, estacionamento e no solo entorno da estação que vão converter a radiação solar e gerar 606MWh por ano de energia elétrica que deve alimentar parte do consumo da estação.  

 

Confira a mtáeria completa publicada na revista Zumm Ribeirão - Responsabilidade Social

 

    Galeria de Fotos