Duas cidades operadas pela GS Inima Brasil estão entre as melhores saneadas do Brasil

Araçatuba e Ribeirão Preto foram destacadas no Ranking ABES Universalização do Saneamento de 2018 e estão entre as 29 cidades de grande porte com os melhores índices de saneamento

 

Ribeirão Preto, cujos esgotos domésticos são tratados pela Ambient - Serviços Ambientais de Ribeirão Preto, e Araçatuba, operada pela SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba, ambas empresas do Grupo GS Inima Brasil, foram premiadas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) por estarem entre as 29 cidades com mais de 100 mil habitantes com os melhores índices de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. A pesquisa da ABES abrange 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores.

Somente 80 municípios entre todos os avaliados estão na categoria máxima Rumo à universalização. Destes, os de grande porte (acima de 100 mil habitantes) são apenas 29 municípios, todos nas regiões Sudeste e Sul, entre eles, Araçatuba.  As outras categorias são Compromisso com a universalização, Primeiros Passos para a universalização (onde se enquadra a maioria dos 1894 municípios pesquisados) e Empenho para a universalização.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, acompanhado do diretor-técnico do DAERP, Lineu Andrade de Almeida, recebeu o prêmio das mãos do presidente ABES, Roberval Tavares de Souza.

Ribeirão Preto, que conta com quase 695 mil habitantes, obteve o 13º lugar no Ranking ABES da Universalização do Saneamento de 2018, com 497,40 pontos na avaliação.

O Comissário Geral da Agência Reguladora DAEA, Márcio Saito, representou o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e recebeu o prêmio acompanhado pelo diretor-técnico da SAMAR, Rondinaldo Lima, de Sérgio Roberto Bahls, diretor da ABES.

Desde que assumiu, em 2012, os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Araçatuba, que tem hoje 192 mil habitantes, a SAMAR investiu R$ 81 milhões na melhoria dos serviços de saneamento. A cidade obteve o 20º lugar no Ranking ABES com 495,16 pontos. A nota máxima é 500.

Para Paulo Roberto de Oliveira, CEO da GS Inima Brasil, a parceria entre empresas especializadas e os municípios é uma alternativa para o Brasil atingir a universalização dos serviços públicos de saneamento básico: “Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando, assumindo compromissos e entregando excelentes resultados como os alcançados por Ribeirão Preto e Araçatuba. ”

    Galeria de Fotos