GS Inima Samar inicia construção da nova Estação de Tratamento de Água que vai beneficiar mais de 100 mil habitantes

A GS Inima SAMAR, empresa inicia, oficialmente, no dia de hoje, 18 de agosto, as obras da nova Estação de Tratamento de Água do município...

A GS Inima SAMAR, empresa inicia, oficialmente, no dia de hoje, 18 de agosto, as obras da nova Estação de Tratamento de Água do município, a ETA 4. A nova estação, que será construída às margens do Ribeirão Baguaçu, terá investimentos de R$ 34 milhões, um dos maiores da história do saneamento em Araçatuba. A nova unidade terá capacidade de captação de 2.000 m³/h de água (ou dois milhões de litros de água por hora), e substituirá a produção atual das duas estações de tratamento de água - Baguaçu I e II - que atendem 100 mil habitantes, a metade da população de Araçatuba. 

A ETA 4, como será chamada, vai operar pelo sistema de tratamento convencional, como é feito nas unidades do complexo Baguaçu. Serão construídos quatro módulos, cada um com capacidade de produção de 500 m3/h, compostos por filtros de tratamentos, floculadores mecanizados, decantadores, e laboratório para análise de amostras e monitoramento da qualidade da água, além de sistema de desaguamento de lodo.

“Trata-se de uma unidade com alta tecnologia que terá os processos de produção e distribuição da água totalmente automatizados. Isso significa redução de perdas e maior eficiência energética e operacional.  A ETA 4 terá ainda um auditório que vai permitir, além de outras atividades, ações de Educação Ambiental e programa de visitas e estará preparada para acessibilidade ”, destaca o diretor técnico da GS Inima Samar, Rondinaldo de Lima.   

A ETA 4 também terá uma estação geradora de hipoclorito, produzida a partir de sal marinho.  Assim como já é usado atualmente na Estação de Tratamento de Água Tietê, o hipoclorito substitui o uso do gás cloro, mitigando possíveis riscos de operação. A construção pode gerar, em média, 200 empregos diretos e indiretos e a previsão é de que as obras da ETA 4 sejam concluídas em até dois anos.

 

Segurança hídrica

Com o início da sua operação, as unidades ETA I e II serão mantidas como backup,  caso seja necessário realizar alguma manutenção na nova unidade. “Estamos priorizando sempre a implantação de redundâncias nos sistemas de abastecimento da cidade. Ou seja, com a conclusão de todos os investimentos, a cidade terá um sistema muito mais robusto do ponto de vista operacional e consequentemente, terá menos risco de desabastecimento. Caso ocorram eventualidades, teremos um segundo sistema para atender, garantindo água nas torneiras de toda a população”, conclui.

Vídeo ilustrativo da nova E.T.A. 4

 




Vídeo das obras da nova E.T.A. 4

 

Galeria de imagens