GS Inima Industrial Triunfo investe R$3,2 milhões em equipamento de geração de hipoclorito de sódio

Investimento desativa, definitivamente, sistema de aplicação de cloro gás para tratamento de água e elimina riscos.

A GS Inima Industrial Triunfo (GSIT), unidade de negócio da GS Inima Brasil, driblou os desafios gerados pela pandemia do Covid-19 e continuou seus investimentos para levar segurança na prestação de serviços de utilidades industriais ao Polo Petroquímico de Triunfo, onde é responsável pela captação e tratamento de água.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, a GSIT desativou, definitivamente, um sistema de aplicação de cloro para o tratamento de água, que utilizava cloro gás, substância com alta toxidade, porém com segurança controlada e monitorada pela unidade.

Segundo Sandro Hansen, diretor técnico da GSIT, o processo de cloração é importante para a remoção da matéria orgânica presente na água bruta e desinfecção da água potável. “Toda a cloração da água que utilizamos passou a ser realizada através de um moderno equipamento de geração de hipoclorito de sódio, que produz cloro a partir de uma solução salina comum em um reator com energia elétrica. Dessa forma, o estoque de cilindros de cloro gás foi eliminado, juntamente com qualquer risco de vazamento, tanto no transporte como na aplicação do produto e na manutenção do sistema”, destaca.

A utilização do novo equipamento é ecologicamente correta, com risco muito menor de acidentes físicos, ao patrimônio e ao meio ambiente. “A principal motivação para o investimento foi realmente a segurança operacional e de todas as pessoas que trabalham no polo petroquímico, já que o custo operacional de ambas as tecnologias são similares e a efetividade na desinfecção da água também são iguais.” informa Cleiton André Scholl, químico industrial e responsável técnico pelo sistema de tratamento de água.

O investimento faz parte de um programa permanente de modernização e que está alinhado com os valores da GS Inima Brasil, em trazer inovações aos processos de trabalho com o compromisso de gerar valor aos seus clientes, primando pela segurança e cuidado com seus colaboradores, parceiros e comunidade. “Estamos em contínuo aprimoramento da segurança operacional e da confiabilidade para garantir o fornecimento de água de qualidade para as empresas do polo petroquímico de Triunfo”, destaca Hansen.

Galeria de imagens