GS Inima Brasil no Fórum ABDIB

GS Inima Brasil no Fórum ABDIB

Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade do grupo GS Inima Brasil participou no dia 13 de maio de painel sobre o papel dos estados no desenvolvimento da infraestrutura.

Os governadores Waldez Góes (Amapá), Wellington Dias (Piauí), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), o prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos Edvaldo Nogueira, falaram sobre a parceria com a iniciativa privada em seus estados para resolver problemas de infraestrutura, no Fórum Abdib Infraestrutura para a Retomada Verde no painel do qual Roberto Muniz, da GS Inima Brasil atuou como debatedor.

“Rio Grande do Sul é o estado com o maior portfólio de concessões do país,” afirmou o governador Eduardo Leite, citando como exemplo a privatização da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Para o governador do Piauí, Wellington Dias, para a parceria público privada ser bem-sucedida é preciso criar um ambiente favorável: “Temos que conversar com todo mundo, procuradorias federais, estaduais e municipais, tribunais de contas e entes reguladores”.

Waldez Góes, governador do Amapá, disse que a falta de saneamento básico é o maior problema do estado, “pois inviabiliza muitos investimentos e afeta a saúde da população”. E disse que a modelagem do projeto de PPP do saneamento do Amapá prioriza a menor tarifa e não o valor da outorga ao poder concedente.

Foi sobre outorga nos contratos de concessão de serviços de água e esgoto a pergunta e Roberto Muniz, da GS Inima Brasil, para o governador gaúcho Eduardo Leite. “Depois do novo marco do saneamento, o senhor não acha que deveriam surgir novos formatos de competição, no qual a menor tarifa seja o fato decisivo e não o valor da outorga”, inquiriu Muniz. O governador concordou que se deva procurar novos formatos e que vê o saneamento como desafio e oportunidade diante da carência do setor: “A concessão dos serviços de saneamento traz duplo benefício para o país: movimenta a economia, gera emprego e renda, ao mesmo tempo que melhora a saúde pública, a qualidade de vida da população e do meio ambiente.”

O Fórum ABDIB aconteceu de 11 a14 de maio, online, confira como foi o evento no site: https://www.abdib.org.br/abdibforum2021/