GS Inima Brasil debate sobre a "Restauração de Ecossistemas e Segurança Hídrica" durante webinar.

GS Inima Brasil debate sobre a "Restauração de Ecossistemas e Segurança Hídrica" durante webinar.

A GS Inima Brasil promoveu na manhã de hoje, 09 de junho, a webinar Hidrosfera “Restauração de Ecossistemas e Segurança Hídrica”. O evento fez parte das comemorações do grupo para o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

A GS Inima Brasil promoveu na manhã de hoje, 09 de junho, a webinar Hidrosfera “Restauração de Ecossistemas e Segurança Hídrica”. O evento fez parte das comemorações do grupo para o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), e contou com a participação do Senador e Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, Jaques Wagner, o especialista da Agência Nacional de Águas, Sérgio Ayrimoraes, CEO da GS, Paulo Roberto e do Diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade, Roberto Muniz que intermediou o bate-papo. 

O tema escolhido está alinhado com a ONU – Organização das Nações Unidas, que instituiu a partir de 2021 como a década da Restauração do Ecossistema. Paulo Roberto Oliveira, reforçou sobre a importância de estabelecermos uma reflexão sobre o tema e seus esforços para o enfrentamento deste desafio. “O termo “restauração” nos desperta para uma realidade de que muito precisa ser feito. Para nós, que atuamos no setor de saneamento e utilidades industriais e temos nossos negócios diretamente relacionados ao cuidado com a água, é clara a dependência de ecossistemas saudáveis para a garantia da segurança hídrica, tão necessária para o pleno desenvolvimento das sociedades”, destacou. 

Durante o evento, o senador Jaques Wagner ressaltou que a oposição entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental é falsa. “A sustentabilidade ambiental tem que andar junto com a sustentabilidade social e econômica”, disse.
Na opinião de Sérgio Ayrimoraes, da ANA, as crises hídricas que vêm acontecendo no Brasil desde 2012 devem-se às variações do clima que se refletem nas bacias hidrográficas, onde é captada a água que abastece a população. “Temos que preservar as fontes hídricas locais, combatendo a poluição e o descontrole, para que não tenhamos de fazer busca cada vez mais longe dos usuários,” diz o especialista da ANA. “E pensar em alternativas, como a produção da água de reuso, tem de estar entre as metas da universalização dos serviços de água e esgoto”. 

O conteúdo completo no Webinar Hidrosfera “Restauração dos Ecossistemas e Segurança Hídrica” pode ser acessado pelo canal GS Inima Brasil no youtube.