GS INIMA ADQUIRE A PLANTA FOTOVOLTAICA BOCO SOLAR NO CHILE E ANUNCIA SUA ENTRADA NO MERCADO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

GS INIMA ADQUIRE A PLANTA FOTOVOLTAICA BOCO SOLAR NO CHILE E ANUNCIA SUA ENTRADA NO MERCADO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Com essa aquisição, a GS Inima reforça seu compromisso com a energia limpa e a produção sustentável.

O Grupo GS Inima, líder no setor de concessões de tratamento de águas com sede em Madrid, Espanha, concluiu a aquisição do seu primeiro projeto de energia renovável com capacidade total de 8,7 MWp, em 30 de janeiro de 2024.

Boco Solar é composto por duas usinas fotovoltaicas localizadas na cidade de Quillota, região de Valparaíso. Ambas as plantas estão sob o regime estabilizado de comercialização de energia eléctrica, o PGMD (Pequenos Meios de Geração Distribuída).

Os projetos de Boco Solar estão em operação e conectados desde janeiro de 2017 e março de 2021, e contam com módulos First solar e Jinko Solar, além de inversores SMA. Em 2023 a sua produção foi superior a 15.000 MWh, resultado da aplicação da mais avançada tecnologia fotovoltaica que oferece um ótimo desempenho energético.

“A aquisição deste projeto no Chile é um marco importante para a GS Inima, pois marca o início do nosso crescimento em energia fotovoltaica e temos a certeza que, devido ao seu grande potencial, o Chile se tornará um dos nossos mercados estratégicos num futuro próximo. Este novo projeto de energia solar enquadra-se perfeitamente no objetivo da GS Inima de gerir eficientemente os recursos para contribuir para o desenvolvimento sustentável das sociedades onde operamos”, afirmou Marta Verde, CEO da GS Inima.

Com a aquisição da sociedade de Boco Solar, a GS Inima avança firmemente no negócio da energia fotovoltaica para se tornar uma empresa focada no desenvolvimento de projetos e com o objetivo de se tornar um Produtor Independente de Energia (IPP), do tipo solar fotovoltaica em países com maior potencial de crescimento.

“Temos a satisfação de continuar ampliando nosso portfólio com esta operação. Este novo projeto reafirma a importância do mercado chileno como pilar fundamental da nossa estratégia. Hoje temos em análise um importante portfólio de projetos internacionais de energia solar fotovoltaica, cujo investimento esperamos poder concluir nos próximos meses e assim adicioná-los também às nossas centrais solares para autoconsumo dos nossos ativos hídricos. Tudo isso está alinhado com o nosso compromisso global com um futuro mais verde”, acrescentou Diego de Vera, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da GS Inima.

Sobre o Grupo GS Inima

GS Inima, Grupo pertencente à multinacional coreana GS E&C (http://www.gsenc.com/en/), é especializado em atividades ambientais, associadas ao ciclo integral da água e às energias renováveis. O Grupo GS Inima atua em todas as fases dos projetos em que participa: Concepção, Engenharia, Fornecimento, Construção, Financiamento, Operação e Manutenção e desenvolve a sua atividade tanto no mercado público como privado. Com presença em mais de 10 países e em quatro dos cinco continentes, a sua carteira de projetos ultrapassou os 8.141 milhões de euros em 2022, faturando 299 milhões de euros e com um EBITDA superior a 85 milhões de euros. Para mais informações: www.inima.com