Construção da nova Estação de Tratamento de Água avança em Araçatuba

Construção da nova Estação de Tratamento de Água avança em Araçatuba

A GS Inima Samar, em Araçatuba, iniciou em 2020 uma das maiores obras já realizadas no município: a construção da Estação de Tratamento de Água ETA IV, com investimento de R$ 34 milhões.

Um dos principais benefícios do empreendimento será a redução de riscos relacionados ao abastecimento de água, garantindo qualidade e quantidade adequada sem interrupção a curto, médio e longo prazo, ou seja, contribuir para a segurança hídrica local, aumentando a resiliência dos sistemas de abastecimento da cidade e uso sustentável da água para atender a demanda da população. 


A construção da nova estação contribui ainda para a economia local com a empregabilidade de 83 pessoas diretas e indiretas, e atenderá 50% da cidade, proporcionando ainda melhor eficiência energética e redução significa das perdas e desperdícios nos processos de tratamento e distribuição. As unidades ETAS I e II serão mantidas como backup para assegurar a redundância do sistema. É a GS Inima Samar construindo no presente um futuro sustentável para Araçatuba.

Infraestrutura

A nova unidade terá capacidade de captação de 2.000 m³/h e vai operar pelo sistema de tratamento convencional, como é feito nas unidades do complexo Baguaçu. Serão construídos quatro módulos, cada um com capacidade de produção de 500 m3/h, compostos por filtros de tratamentos, floculadores mecanizados, decantadores, e laboratório para análise de amostras e monitoramento da qualidade da água, além de sistema de desaguamento de lodo.
 

Galeria de imagens