GS Inima SAMAR inicia o projeto Pias Solidárias em Araçatuba

O diretor técnico da GS Inima Samar, Rondinaldo de Lima, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges e a vice Edna Flor, além da Secretária Municipal da Saúde, Carmem Silva Guariente se reuniram segunda-feira (08/06) para o lançamento do projeto Pia Solidária, na Unidade Básica de Saúde do Jardim TV, na avenida Prestes Maia.

A ação é uma iniciativa da GS Inima Samar em parceria com a Prefeitura e tem o objetivo de incentivar os cuidados com a higienização das mãos em pontos de prestação de serviços essenciais, como unidades básicas de saúde, colaborando assim no combate contra a da disseminação do coronavírus.

A pia solidária, acoplada num suporte de tambor, disponibiliza água tratada e sabão para que a população possa higienizar as mãos em locais de acesso a serviços essenciais onde  há um grande fluxo de pessoas. Anexo à pia, um informativo orienta sobre a forma correta de lavagem das mãos, para se proteger contra o vírus transmissor da doença.

O Pronto-Socorro Municipal e a Acrepom (Associação dos Catadores de Papel de Araçatuba) também possuem a pia solidária em suas fachadas. “Lavar as mãos com água e sabão é uma das principais medidas preventivas contra o coronavírus e tão eficaz quanto o uso do álcool em gel. Já que o nosso trabalho é garantir água de qualidade para a população, elaboramos esse projeto para aumentar a prevenção”, destaca o diretor técnico da GS Inima Samar, Rondinaldo de Lima.

Serão instalados vários kits de pia e sabão em pontos estratégicos. A estrutura é interligada em redes e ramais de abastecimento de água e esgoto e receberá monitoramento diário. “Podemos ampliar o projeto e também agregar empresas interessadas em apoiar a iniciativa”, reforça o diretor.

As Pias Solidárias serão instaladas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade com maior fluxo de atendimento. “As parcerias são importantes para o setor público, isso gera economia aos cofres públicos. A população ganha e a Saúde também”, explicou o prefeito Dilador Borges.